Páginas

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

DIA DO VAQUEIRO É COMENRADO EM TODO BRASIL


O dia 29 de Agosto entrou para o calendário das comemorações nacionais como dia do vaqueiro em 2008, quando a data foi instituída através da lei federal 11.797/08. 
A atividade presente especialmente na região Nordeste, existe há muito tempo, mas só recentemente foi reconhecida como profissão. Em 2013 a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que regulamenta a profissão de vaqueiro no País.
De acordo com a legislação vaqueiro é o profissional que trata, maneja e conduz animais como bois, cavalos e outros de pastoreio.
A lei define ainda como papel desse profissional o treinamento de animais para eventos esportivos. Essa é uma das conquistas da categoria.
A figura do vaqueiro é icônica no Brasil. Para o Nordeste é indiscutivelmente, um símbolo de resistência e tradição. As homenagens aos vaqueiros acabam acontecendo ainda em outras datas.
Em Pernambuco, por exemplo, o dia estadual do vaqueiro é celebrado em 02 de Agosto. Já o terceiro domingo do mês de Julho é lembrado como dia do Vaqueiro Nordestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário